quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O Que é um VLT e Onde Esta em Operação no Brasil?

Esta sigla VLT refere-se a um "Veículo Leve sobre Trilhos", que é um pequeno trem urbano e movido a eletricidade. Seu tamanho permite que sua estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano existente. O VLT é uma espécie de Metrô de Superfície, ou mesmo um "bonde" moderno tornando-se alternativa de transportes em cidades como Campinas, Maceió e Recife ou entre cidades de médio porte como o Trem do Cariri entre Crato e Juazeiro do Norte, e Arapiraca. Fortaleza e Natal possuem um projeto de VLT para a Copa do Mundo de 2014, já que elas participarão do evento como sede. Salvador também possui um projeto de VLT, no qual o atual sistema de trens suburbanos seria adaptado e convertido num sistema de VLT, para futuramente se integrar com o sistema de metrô da cidade, Também João Pessoa possui um projeto para implantar um VLT. Todavia, as únicas cidades com projeto em fase execução até agora são Brasília, Cuiabá e Santos-SP.

Cada conjunto forma aquilo a que se chama de unidade de material rolante (UMR) ou elemento VLT, constituído por um, dois ou três vagões articulados, ligados entre si e inseparáveis, que para aumentar a capacidade podem ser ligados a uma outra UMR. Não se deve confundir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com uma Unidade de Material Rolante (UMR), pois este é unicamente uma parte constitutiva daquele. Assim um VLT pode ser formado por um ou mais UMR pelo que VLT e UMR não são sinónimos.

No Brasil, o primeiro sistema de veículos leve sobre trilhos foi o VLT de Campinas - atualmente desativado, que operou efetivamente entres os anos de 1990 e 1995. Após o VLT de Campinas, o segundo sistema em funcionamento, que ficou conhecido como Metrô do Cariri, é o que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, e foi inaugurado oficialmente em 1 de Dezembro de 2009, com 9 estações e uma linha de 13,6 Km de extensão. A primeira capital brasileira e o mais novo sistema de VLT existente é o de Maceió. Em Recife, o VLT está gradualmente substituindo o trem a diesel. Também pretendem implantar o sistema algumas cidades nordestinas, tais como Salvador, São Luis, Teresina, João Pessoa, Natal , Arapiraca, além de Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro , São Paulo e as cidades do ABC paulista. Já está sendo implantado na cidade de Sobral no Ceará e em Cuiabá.

Na Baixada Santista, o projeto do VLT veio para substituir o TIM (Trem Intermunicipal), um trem de subúrbio que ligava as cidades de Santos e São Vicente. Operou por alguns anos, até que em meados de 1999, o sistema teve seus serviços interrompidos pelo governo estadual pela situação lastimável em que se encontrava o sistema. Prometeu-se remodelar e modernizar o sistema substituindo o TIM pelo VLT. Foi criado um projeto aproveitando-se a linha do antigo TIM, ligando a área continental de São Vicente (subúrbios) ao porto de Santos e outras duas linhas, uma ligando Santos a Peruíbe e outra ligando Santos a Cubatão (COSIPA).


Este sistema seria a real integração de toda a metrópole de Santos e São Vicente, o troncalizador do sistema de transportes metropolitanos, onde as viagens entre as cidades da metrópole eram e ainda são feitas por ônibus. Foram realizados vários estudos e vários projetos e traçados alterados foram feitos e após várias seções públicas o projeto final ficou pronto e definiu-se sete trechos a serem implantados.


Passados vários anos de morosas conversações e estudos sobre o projeto, o governo estadual afirmou ser melhor a implantação de um sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneu) pois alegaram este ser de menor custo de implantação e de manutenção. Ainda assim, o VLT será implantando na Ilha de São Vicente, onde ficam as cidades de Santos e São Vicente, e o VLP nas linhas integradoras às restante das cidades pertencentes a Região Metropolitana de Santos e São Vicente. As obras de implantação do VLT de Santos começaram no ano de 2011. No primeiro semestre de 2014 ficou pronto um trecho em São Vicente e os testes se iniciaram no dia 30 de agosto, com a movimentação de uma composição entre as estações N. Sra. das Graças e Pref. José Monteiro. Em suas próximas etapas o VLT da Baixada Santista se estenderá às estações previstas para Santos.


Em São Paulo

Companhia do Metropolitano de São Paulo anunciou que vai passar a usar o VLT para complementar o metrô convencional. Serão 2 linhas novas:

No Rio de Janeiro

É um projeto elaborado pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a iniciativa privada de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Faz parte de um projeto municipal ainda maior chamado de Porto Maravilha que objetiva revitalizar totalmente a região em torno do porto e próxima ao centro da cidade. O VLT carioca colaborará com a demanda de passageiros que já existe e aumentará em face as transformações urbanísticas e viárias que farão a região portuária (atualmente degradada) numa área comercial, cultural, residencial e de serviços. Os seus trens ligarão a praça Mauá (centro) e o aeroporto Santos Dumont com a rodoviária, a estação da Leopoldina (futura estação do TAV) e a estação Central do Brasil pertencente a Supervia. Possivelmente terá ligação com a estação da linha 2 do metrô Cidade Nova e passará perto das estações da Cinelândia e Carioca pertencentes a linha 1 e 2 do metrô.

Em Maceió

Atualmente se utiliza do modal ferroviário metropolitano, da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Pelo projeto os antigos trens da CBTU serão substituídos por modernos VLT´s em todo o sistema ferroviário metropolitano, que possui cerca de 32 quilômetros, até dezembro de 2011. Atualmente em teste final, o VLT sai da Estação Central de Maceió, com destino ao bairro de Bebedouro, passando pelas estações: Mercado, Mutange, Fernão Velho. Com padrão de Metrô de Superfície, o VLT atende os municípios de Satuba e Rio Largo e atende cerca de 40 mil usuários/dia. A CBTU possui projetos de ampliação da atual malha que chegará ao bairro das Mangabeiras (Shopping Maceió) e também ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.


A primeira composição do VLT chegou a Maceió em dezembro de 2010, e passou por vários testes. Autoridades do Ministério das Cidades, CBTU, Prefeitura de Maceió, e Governo do Estado esperam a vinda da presidente Dilma Roussef para a inaugurar o primeiro trecho do projeto. Começou a funcionar oficialmente no dia 10 de outubro de 2011.



 
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