sexta-feira, 21 de novembro de 2014

História do Futebol Paraibano


A introdução do futebol na Paraíba deve-se a um grupo de acadêmicos que estavam em gozo de férias dos seus estudos, no ano de 1908. A primeira noticia sobre o futebol no estado é de 10 de janeiro de 1908, quando o acadêmico José Eugênio Soares, trouxe do Rio de Janeiro a primeira bola. Um mês depois, juntamente com outros colegas, fundou o "Club de Foot Ball Parahyba" que fêz a primeira exibição pública de futebol, dividindo o clube recém-fundado em duas equipes: Norte e Sul. Esta exibição ocorreu na tarde do dia 15 de janeiro de 1908, no local denominado "Sitio do Coronel Manoel Deodato" nas imediações onde hoje é a Praça da Independência.

A primeira Liga
 
Alguns anos se passaram, e como o futebol crescia de maneira surprendente, houve a necessidade da fundação de uma entidade, a fim de orientar, disciplinar e organizar o avultado número de clubes existentes. Por iniciativa do Brasil, Red Cross, Ipiranga, Independente e tantos outros, foi fundada a "Liga Parahybana de Foot Ball", no dia 5 de março de 1914, sendo aclamada a seguinte Diretoria: Presidente: Mário Bandeira; Secretário: Trajano Chaves; Tesoureiro: Norberto Guimarães. Na realidade foi um acontecimento deveras importante para a vida esportiva da cidade, aumentando bastante o entusiasmo dos rapazes, embora tudo continuado ainda a base do "desafio". O Brasil com uma soma de mais vitórias, ficou considerado como "campeão", em cuja equipe atuava como jogador o próprio Presidente. A fundação de novos clubes era quase uma mania; as reuniões para qualquer assunto eram realizadas a qualquer hora; até mesmo ao meio dia, sempre em casa dos mais animados. A notícia de "um novo clube", era recebida como coisa normal...

A oficialização do futebol
 
Realizou-se no dia 3 de maio de 1919 na redação do jornal O NORTE, uma concorrida reunião, da qual surgiu uma nova entidade que recebeu o nome de "Liga Desportiva Paraibana", dado a situação de abandono que se verifica na anterior. A reunião comparecera, presidentes e diretores dos clubes, Cabo Branco, Palmeiras, Pytaguares, São Paulo, América e Royal, além dos desportistas, Anthenor Navarro, Mário Pedrosa, Nelson Lustosa Cabral, Olyntho Jácome, grande número de curiosos e desportistas. Por aclamação dos clubes, a Junta Governativa da LDP, ou seja sua primeira diretoria, ficou assim constituída: Presidente: Mario Pedrosa; Secretário: Anthenor Navarro e Tesoureiro Olynto Jácome. Com a fundação da nova entidade, o futebol provinciano ia aos poucos conseguindo a sua maioridade e a Diretoria tratou logo de oficializá-la, à Federação Brasileira de Futebol. Esse acontecimento trouxe grande entusiasmo e repercutiu em várias cidades do Interior e logo apareceu em Esperança, o Sport Club Epitácio Pessoa, sob à Presidência de Manoel Cavalcanti de Melo e o Serraria Esporte Clube, fundado em 29 de maio de 1919.

O primeiro jogo oficial
 
O primeiro jogo oficial determinado pela então Liga Desportiva Paraibana, foi realizado no Hypodromo Parahybano, no dia 25 de maio do ano de 1919. Cabo Branco venceu forte representação do Royal por 1x0, goal consignado por Alfredinho. Vale adiantar que Queiroz perdeu um penalty em favor do Royal. A formação das equipes eram estas: Cabo Branco: Mirócem, Arminio e Ferreira; Bahia, Sylvio e Mororó; Trajano, Alfredinho, Tota, Waldemar Wraal e João Gomes. Royal: Leão, Jayme e Vinagre; Tonico, Almeida e Zé Gomes; Paulino, Edú II, Virginio, Arnaldo e Queiroz. O Juiz foi o Dr. Olyntho Jacome e o preços foram os seguintes. Geral 500 réis(quinhentos réis) na moeda antiga. Senhoras, Senhoritas e crianças, gratis.

A Federação Paraibana de Futebol
 
Antes de se tornar definitivamente Federação Paraibana de Futebol, foi chamada de Liga Parahybana de Foot Ball (1914), depois chamada de Liga Desportiva Paraibana (1919). Em 1941, criou-se a Federação Desportiva Paraibana que passou a ser chamada, em 1947, de Federação Paraibana de Futebol até os dias atuais.

Campeonatos e federações
 
O futebol na Paraiba surgiu em 1908.
- de 1908 a 1913, foram disputados campeonatos extra oficiais.
- de 1914 a 1917 campeonato realizado pela Liga Parahybana de Foot Ball (não oficial)
- Em 1918 foi realizado o campeonato não oficial pela Liga Desportiva Paraibana.
- de 1919 a 1940 Liga Desportiva Paraibana.
- de 1941 a 1947 Federação Desportiva Paraibana.
- de 1947 aos dias atuais Federação Paraibana de Futebol.

  Clubes
 
- Parayba Foot Club mudou o nome para Foot Club Parahyba
- Red Cross FC mudou o nome para Club Red Cross

  Observações
 
No site da Federação Paraibana, encontramos algumas informações extras:

-1910, 1911, 1912, 1916 - não existe informações sobre o campeão.
-1922 - Não houve campeonato, pois a Liga estava inativa
-1985 - como o campeonato foi parar na justiça comum, ela não reconhece os titulos reinvidicado por Treze e Botafogo, até decisão final.

NOTA: Sobre o campeonato de 1975 existem controvérsias pois, na realidade, existem três campeões - dois considerados pela federação; e dois que são considerados pela justiça. Veja a matéria sobre este campeonato.


Federação Paraibana de FutebolFederação Paraibana de Futebol
Fundada em 24 de abril de 1947
Endereço: Rua Deputado Odon Bezerra, 580 - Tambiá
João Pessoa/PB - CEP 58020-500
Site oficial: www.federacaoparaibana.com.br 



 
INFORNATUS







Nenhum comentário:

Postar um comentário