quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Vida e o Conhecimento Matemático

A nossa realidade hoje infelizmente remonta uma cultura desestimulante em alguns casos quando falamos em matemática, é uma disciplina complexa trabalhosa e difícil de aprender, os seus conceitos e situações exploradas pelos professores em sala de aula tornam - se verdadeiros tormentos, toda essa situação é o resultado de uma educação retrógrada utilizada por educadores tradicionais, que usavam o medo e o terrorismo psicológico como aliado, é bem verdade que na maioria dos casos antigamente funcionava, além desses professores poderem contar com o apoio dos pais dos alunos, essa fama de disciplina mal cresceu, e junto das transformações que a nossa sociedade sofreu e vem sofrendo, essa técnica acabou por se tornar uma das maiores vilãs do aprendizado matemático. E por ela exigir aplicação e interesse mais aprofundado, por parte dos alunos a mais que as outras disciplinas, carregam uma cultura desestimulante e de difícil aprendizagem.

A importância dessa disciplina dentro de nossa sociedade civilizada é incontestável, isso sem falar no mundo tecnológico e comercial que vivemos, mas essa realidade pode sim ser mudada, basta que a pessoa que deseja dominar essa técnica, procure sanar as suas dificuldades procurando meios variados de estudos referentes a essa disciplina, ou seja, o interesse esse sim é em minha opinião o ponto chave para conseguir vencer essa ou qualquer outra cultura desestimulante. Hoje em dia não faltam oportunidades para as pessoas que desejam adquirir conhecimentos, sejam eles em que área for. No entanto para as pessoas que sentem muitas dificuldades em dominar a técnica matemática e decidem mudar esse retrospecto, no inicio devido essa cultura mal implantada pela nossa sociedade, aparenta ser realmente um “bicho papão”, mas a paciência e a persistência são virtudes necessárias para conseguir obter êxito, quando falo na paciência quero dizer que o desânimo será um dos grandes vilões a ser batido, a persistência será necessária, já que situações negativas que podem levar ao desânimo com certeza vão aparecer, mas a sua vontade de vencer tem que ser maior sempre.  

Na matemática, como na maioria das situações diárias de nossas vidas, quando pretendemos aprender algo hoje em dia, é necessário que pratiquemos bastante com os exercícios referentes aos assuntos estudados, seja na sala de aula ou por conta própria em casa, nos primeiros exercícios vão ocorrer erros isso é natural, o desestímulo por não ter acertado essa ou aquela questão vira, mas não se deixe abater, procure alguém que possa lhe ajudar retirando lhe a dúvida ou pesquisando por conta própria na internet ou nos livros que possuam o assunto em questão, após um determinado tempo de estudos e interesse, você verá que os acertos começaram a aparecer, tornando-se motivos de incentivos e satisfação a cada questão ou problema resolvido, começara a brotar em você um maravilhoso sentimento de vitória e de progresso; progresso esse que de forma crescente lhe proporcionara uma enorme sensação de confiança, sensação essa necessária para o estímulo do seu aprendizado, excluindo de forma gradativa essa cultura atrasada de que a matemática é complexa e difícil de aprender, a matemática na sua vida será satisfatória e prazerosa de ser praticada, além de lhe proporcionar grande vantagem diante das pessoas que não dominam essa maravilhosa técnica.

No inicio de minha fase escolar, sempre tive problemas quando o assunto era estudar matemática, nas outras disciplinas estudadas na escola sempre consegui bons resultados, mas em matemática sempre tive dificuldades, essa realidade só começou a mudar no momento em que o meu interesse e a minha vontade de aprender foram maiores que qualquer desestímulo. Procurei resolver exercícios e problemas referentes aos assuntos abordados pelo professor em sala de aula, no inicio tive os mesmos problemas citados anteriormente, mas nunca me deixei abater, procurei tirar dúvidas junto ao professor até mais que os meus próprios colegas; em casa sempre que possível tentava resolver esse ou aquele exercício ou problema que tinha estudado na escola, em determinadas situações cheguei a utilizar outros livros que não os adotados na escola na busca por questões referentes aquele assunto estudado. 

Dessa forma a minha realidade começou a mudar pra melhor, passei a dominar os conteúdos e em pouco tempo já começava a me antecipar com relação aos assuntos expostos pelo professor, ou seja, alguns assuntos quando ainda seriam expostos pelo professor, eu já havia estudado e na maioria das vezes eu já o dominava. Isso começou a acontecer em minha vida, quando eu estava na 7ª série, ou 8º ano do ensino fundamental hoje. Hoje só tenho á agradecer a Deus, por todo o meu empenho perseverança e estímulo, pois a matemática tornou-se para mim motivo de prazer orgulho e satisfação, abrindo no horizonte de minha vida um amplo e vasto horizonte de conhecimentos.



 
INFORNATUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário