Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo
(retalho em português de Portugal) nos Estados Unidos para nomear a
ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças
que é a 4°sexta feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por
outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e
Brasil.
Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia
, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao
feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e
congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para
o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os
Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975
quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos
publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o
evento.Já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980,
foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos
valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores
positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a
novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e
permanecia até o final do ano.
Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento
e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento
muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de
antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de
ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes
. Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se
tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por
dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é
grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais
atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Os descontos oferecidos no Brasil são muito mais modestos do que os
americanos que chegam a 40% em produtos de diferentes categorias, gerando 5 milhões em vendas em um único dia . Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta feira de novembro . Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos
. Outro problema sério que ocorre no Brasil são os descontos
"maquiados", ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black
Friday e baixam no dia do evento alegando "mega descontos". A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país . Após o sucesso de vendas da Black Friday, o Cyber Monday também foi importado para o Brasil .O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de
300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração
participaram do evento. As empresas Walmart, Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Saraiva e Fast Shop também foram notificadas pelo Procon por indícios de maquiagem nos descontos.
A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas , contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis , carros , artigos infantis ; utilidades domésticas , quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação . Segundo pesquisa do Provar – Programa de Administração do Varejo,
o preço de 21% dos produtos foram aumentados na Black Friday, o que
gerou indignação nos e-consumidores, que resgataram a expressão "Black
Fraude" para se referir ao evento.
Houve um movimento nas redes sociais de posts de print screen dos
preços e seu aumento à medida que o dia da Black Friday Brasil se
aproximava. Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui
lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam
conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e
também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções. O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada.
Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o
nome Black Friday. A procura pelo termo 'Black Friday' em 2013 cresceu
mais de 300% em relação a 2012 , o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.
Maquiagem de preços
De acordo com um estudo feito pela Opinion Box
em parceria com o Mundo Marketing, três em cada quatro internautas
brasileiros pretendem aproveitar a data em 2014 para realizar compras
online. Apesar de vários outros números positivos apresentados pela
pesquisa, foi constatado que 42% dos entrevistados ainda desconfia dos
descontos oferecidos no Black Friday.
Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços -
tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que
necessariamente diminuir os valores. Funciona da seguinte forma: O
lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes
do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 de novembro, ele pode dar um
desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar
levando vantagem.Várias lojas têm criado suas campanhas baseando-se no fato de que não
fazem maquiagem de preços, e que suas ofertas são realmente preparadas
para o Black Friday. Para evitar cair na fraude, o consumidor pode
contar com alguns agregadores de descontos e cupons, que garantem reunir
as ofertas verdadeiras. Um deles, Cuponation,
fez sua divulgação do Black Friday 2013 com a campanha 'Black Friday
sem pegadinha', que garantia reunir apenas as ofertas reais e honestas,
além de distribuir cupons extras para as compras.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday
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