domingo, 16 de novembro de 2014

Dessalinização da Água do Mar, Processo e Projetos

Com a escassez de água em vários países, a dessalinização da água do mar tem sido adotada. Saiba o que é a dessalinização e como funciona o processo de retirada do sal da água.A dessalinização da água é uma questão que está sendo muito avalizada em todo o mundo, considerando que estamos sendo alertado da possibilidade de escassez da água, esse é um processo criado não tão recentemente mas que tem seu custo bastante elevado, por isso muitos projetos e programas estão sendo discutidos e realizados para que o processo de dessalinização ocorra com mais frequência e esteja disponível a uma maior quantidade da população, e que o temido problema de escassez deixe de ser um problema tão grande e tão pouco reconhecido.


O processo de dessalinização ocorre da seguinte maneira, a água contendo uma grande quantidade de sal não pode ser bebida, por tanto, para que esse sal seja totalmente retirado e a água torne potável, ela é passada por dessalinizadores que contém osmose reserva e membranas osmóticas sintéticas, aliando elementos muito corrosivos (íon cloreto) a altas pressões (400 a 1200 psi), que retiram totalmente o sal contido na água e outras substâncias também existentes.Como já mencionado, vários projetos vem sendo pensados e realizados para que haja a dessalinização da água em maiores escalas e que seu custo seja menor e sua disponibilização seja possível. Vejamos três de alguns dos projetos que já foram criados e que possuem grandes possibilidades de resultados positivos.

1º Projeto – Projeto pretende Dessalinizar água do mar com energia renovável

 


Desenvolvido por pesquisadores da USP, o projeto elaborado pelo estudante cabo-verdiano Juvenal Rocha Dias, tem o custo mais baixo e poderá ser útil em locais onde a água potável não é tão abundante. Denominado “Coluna de Dessalinização”, o sistema funciona como um filtro, movido à energia eólica e gravitacional.De acordo com Dias, a tecnologia pode ser aplicada na despoluição de rios e riachos. E segundo os pesquisadores: “ao idealizar o sistema, pensamos não só na questão dos gases poluentes, mas também onde poderíamos depositar o sal retirado da água. Esse ‘resto’ pode ser, por exemplo, devolvido para o mar de uma forma controlada”.


2º Projeto – Programa de Dessalinização da Água do Mar

 


Através desse Programa, o Estado do Ceará objetiva antecipar-se aos fatos, desenvolvendo ações que venham a possibilitar, futuramente, a utilização dessa alternativa para a obtenção da água, o objetivo real deste projeto é o alerta da possibilidade de escassez da água em um futuro não muito distante, e além do alerta também algumas possíveis atitudes e alternativas para poderem se ocupar desse processo, que será tão necessário quanto a água.


3º Projeto – Brasil substitui tecnologia importada para dessalinização de água

 


O objetivo do Brasil aqui é poder converter em breve, referindo-se em conteúdo industrial, todo equipamento importado que é utilizado no processo de dessalinização da água para a disponibilização de água potável a população na região do Semi-Árido nordestino. Uma das alternativas é a:


Osmose inversa


O processo da Osmose inversa que foi criado pelo Labdes, utilizasse ou pode ser utilizado de tecnologia que possa ser ajustada de acordo com as  condições locais de cada região, tanto econômicas como socioculturais. Nesse caso, segundo o professor, “o processo por osmose inversa tem sido o mais viável e utilizado em diversos países, desde o final da década de 1960″.

Projetos de Dessalinização

 


Muitos países estão com grande preocupação quanto a quantidade de água disponível no planeta, e com essa preocupação muitos projetos e planejamentos estão sendo realizados e sugeridos, saiba quais os países que possuem maiores demandas de projetos de dessalinização:

Israel

A água do mar Hadera osmose reversa planta de dessalinização (SWRO) em Israel é o maior de seu tipo no mundo. O projeto foi desenvolvido como um Build-Operate-Transfer (BOT) por um consórcio de três empresas internacionais: Veolia água, IDE Technologies e Elran.

Instalações de dessalinização de água existentes em Israel:
Ashkelon – Agosto 2005
Palmachim – Maio 2007
Hadera – Dezembro 2009

Instalações de água israelense de dessalinização em construção:
Ashdod – 2012
Soreq – 2013




Arábia Saudita



O Conversion Corporation Saline Água da Arábia Saudita fornece 50% da água municipal no Reino, opera uma série de usinas de dessalinização, e contratou 1.892 milhões dólares americanos a um consórcio japonês-sul-coreano para construir uma capaz de produzir um bilhão de litros um dia, abrindo no final de 2013. Eles operam atualmente cerca de 14 plantas no Reino; um exemplo de custo Shoaiba 1060 milhões dólares e produz 450 milhões de litros por dia.


Reino Unido


O Reino Unido  possui duas usinas de dessalinização que seus resultados geram muitos litros de água por dia beneficiando praticamente toda a população.

  • Usina de dessalinização Jersey

Jersey Água encomendou a primeira planta de dessalinização nas Ilhas Britânicas, em 1970. A usina foi construída em uma pedreira abandonada perto do mar de La Rosière, Corbière, no canto sudoeste da Ilha. Água do mar era bombeada para uma lagoa profunda (piscina pedreira) dentro da antiga pedreira, antes de ser captada para dessalinização.

Em 1997, a planta MSF tinha chegado ao fim da sua vida operacional e decidiu-se substituir esse importante recurso hídrico de espera com uma moderna fábrica usando o processo de osmose reversa (RO), dando um número significativo de benefícios operacionais.

  • Usina de dessalinização Beckton

O primeiro em larga escala de dessalinização de água planta no Reino Unido , o Tâmisa usina de dessalinização de água , foi construído em Beckton , leste de Londres para a Thames Water por Acciona Agua.


Estados Unidos


  • El Paso (Texas) planta de dessalinização

Águas subterrâneas salobras têm sido tratadas na fábrica de El Paso, desde aproximadamente 2004. Produzindo 27,5 milhões de galões EUA (104 milhões l; 22900000 imp gal) de diária de água doce (cerca de 25% das entregas de água doce total) por osmose inversa, que é uma contribuição crucial para o abastecimento de água nesta cidade com carência de água.

  • Tampa Bay projeto de dessalinização de água


 
INFORNATUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário