A Matemática como as outras disciplinas exatas
quando lecionadas com o apoio pedagógico prático necessário, pode transformar
uma aula que poderia ser chata e tediosa, em uma verdadeira experiência para a
vida dentro da realidade do próprio aluno. Baseado nessas condições
incentivadoras, de transmissão dos conteúdos matemáticos do nosso dia a dia foi
que veio a ideia do “Aprender Matemática na Feira livre”. Esse procedimento
consiste em com o apoio e interesse do aluno, designa-los por conta própria nos
dias de feira livre, a pesquisarem alguns dados e informações praticados nas
feiras livres, para em uma aula posterior, utilizarmos esses dados para serem
trabalhados nos conteúdos que possam ser adaptados a realidade local e que
serão vistos em sala de aula.
Por exemplo, para mostra-los o quanto são necessários os gráficos para a leitura de informações, nada mais sugestivo do que solicitar dos mesmos, que pesquisem o valor de determinados produtos, e através de atividades elaboradas pelo professor, procurem relacionar a que quantidade do produto pesquisado que pode ser comprada com um determinado valor financeiro. De posse dessas informações e com o auxílio do professor solicitar aos mesmos a montagem dos gráficos relacionando preço e quantidade do produto que podem ser adquiridos, caso seja necessário um levantamento mais aprofundado da variação de preços, repetir esse procedimento por pelo menos três finais de semana nas feiras livres. Cada aluno deve ser direcionado para um produto específico, já que cada aluno será responsável pela montagem de seu próprio gráfico e análise da variação do preço dos produtos. Essa atividade deve ser repetida com os mesmos comerciantes aos quais os produtos foram pesquisados nos dias de feira anteriores, com isso será possível mostrar se houve ou não variação nos preços dos produtos, mostrando para eles o quanto são importantes às informações trazidas pelos gráficos e em seguida expor através de cartazes esses trabalhos.
Por exemplo, para mostra-los o quanto são necessários os gráficos para a leitura de informações, nada mais sugestivo do que solicitar dos mesmos, que pesquisem o valor de determinados produtos, e através de atividades elaboradas pelo professor, procurem relacionar a que quantidade do produto pesquisado que pode ser comprada com um determinado valor financeiro. De posse dessas informações e com o auxílio do professor solicitar aos mesmos a montagem dos gráficos relacionando preço e quantidade do produto que podem ser adquiridos, caso seja necessário um levantamento mais aprofundado da variação de preços, repetir esse procedimento por pelo menos três finais de semana nas feiras livres. Cada aluno deve ser direcionado para um produto específico, já que cada aluno será responsável pela montagem de seu próprio gráfico e análise da variação do preço dos produtos. Essa atividade deve ser repetida com os mesmos comerciantes aos quais os produtos foram pesquisados nos dias de feira anteriores, com isso será possível mostrar se houve ou não variação nos preços dos produtos, mostrando para eles o quanto são importantes às informações trazidas pelos gráficos e em seguida expor através de cartazes esses trabalhos.
Os dados obtidos pelos alunos nas feiras livres
ou no comercio local, podem ser utilizados de forma adaptável pelo professor,
para expor o assunto trabalhado em sala no momento, isso caso o assunto estudado no
momento permita fazer algum tipo de adaptação. Com a participação efetiva do
aluno é possível obter dados nas feiras livres, ou no comercio local, para mais
tarde utilizarmos essas informações em uma possível amostra científica na
própria escola, divulgando o quanto determinado produto aumentou ou ficou
estável, ou até mesmo incentiva-los no raciocínio de qual estabelecimento é
mais lucrativo de se comprar. Com esse tipo de participação do aluno além de
incentiva-los cada vez mais na busca pelo conhecimento, estarão inclusive
prestando um serviço informativo ao mesmo tempo a comunidade escolar, através
de cartazes com os dados e as informações obtidas pelas pesquisas bem
explicadas, mostrando dessa forma o resultado de um trabalho interativo e com
informações relativas a vários produtos. Vale a criatividade de cada professor
para trabalhar o assunto que se encaixe melhor nos dados, caso sua turma seja
participativa esse rico laboratório ao ar livre, pode ser explorado muito bem,
pois a quantidade de informações que podemos explorar junto com os alunos,
torna essa atividade diferenciada incentivadora e prestativa.
INFORNATUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário