A matemática nos dias atuais, é tão
necessária quanto o ar que respiramos, dentro de nossa sociedade
consumista, e principalmente capitalista, onde se mensura praticamente
tudo ao nosso redor. Obviamente aos olhos de pessoas que estão
acostumadas a trabalhar, e a conviver com essa importante arte, fica
fácil observar que são várias situações do cotidiano, que podemos
utilizar para explorar determinados conteúdos matemáticos. E um dos
conteúdos matemáticos que pode ser trabalhado, de forma caseira ou de
forma organizada, e previamente trabalhada em um laboratório de
matemática, é o sistema de medidas, dentre outros como cálculo de
velocidade utilizando o ferreomodelismo.
O FERREOMODELISMO
O ferreomodelismo é um hobby que atrai pessoas de todas as idades,
dificilmente encontraremos uma pessoa, que não fique ou tenha ficado,
fascinada por trens elétricos ao ter o primeiro contato, o fato de ele
chamar a atenção, torna-se um importante atrativo para ser utilizado da
forma didática que desejamos, claro, que não se trata de um hobby,
acessível para algumas pessoas pelo seu valor financeiro, mas com
certeza, é mais um instrumento que pela sua atratividade, pode ser útil
na transmissão de conteúdos matemáticos, ou fisicos por exemplo. Esse
tipo de hobby, pode ser adquirido comprando partes, ou uma caixa básica
completa, com as partes necessárias para se montar um ou mais circuitos
ovais, existem vários fabricantes internacionais, mas recomendamos o
fabricante Nacional, pois o mesmo possui características em escala
1:87(ho), idênticas aos reais o que os torna mais atrativo.
A MATEMÁTICA E O FERREOMODELISMO
A forma que podemos utilizar, para transmitir de forma prática, alguns
conceitos matemáticos começa na montagem da malha ferroviária, junto com
a pessoa que se deseja passar os conhecimentos e utilizando o fascínio
que a comove no momento, mostrar a mesma que os trilhos podem ser
medidos, e para isso, devemos utilizar a escala mais apropriada, para o
tamanho daquele objeto, ou seja, centímetros ou milímetros, de posse de
uma régua ou fita métrica, comentar a respeito dos múltiplos e
submúltiplos do metro, conscientizando assim, a pessoa da escala
apropriada do tipo de escala a ser utilizada. O próximo passo, é
desafiar essa pessoa a medir, toda a malha ferroviária, de posse dessas
informações e dos conhecimentos adquiridos, podemos incitar essa pessoa,
a medir cada um dos vagões, ou seja, largura, comprimento, e se
possível o volume, após montado todo o circuito, vamos colocar a
locomotiva e as composições para funcionar, e daí surge mais uma duvida,
a necessidade de medir a velocidade segura da locomotiva, como já
teremos a medida referente ao comprimento da malha ferroviária, já que a
mesma tinha sido feita anteriormente, precisaremos de um cronômetro,
para marcar em quanto tempo, a locomotiva fará uma volta completa, com
essas informações basta dividir o comprimento da malha ferroviária, pelo
tempo gasto para a locomotiva dar uma volta completa, e teremos como
resultado, a velocidade que pode ser em milímetros por segundos (mm/s),
ou centímetros por segundos (cm/s). Claro que essas são algumas
situações, que podemos explorar, lógico que você pode encontrar várias
outras situações, que podem ser exploradas, não só matematicamente, mas
fisicamente, bastando para isso, uma observação da situação com olhos
científicos, pois além de conhecimento cientifico, com certeza a
diversão estará garantida.
Esse, portanto, é o resultado de uma experiência bem sucedida e prática,
que mostra que é possível trabalhar conteúdos de matemática, de forma
concreta, organizando a situação a ser trabalhada, e o objetivo a ser
alcançado, procurando inserir, dentro de situações que sejam atrativas, o
conteúdo a ser trabalhado. O motivo pelo qual foi escolhido o
ferreomodelismo, foi pela sua atratividade, mas que dependendo do
assunto a ser trabalhado, podemos utilizar qualquer outro hobby, ou
situação, desde que seja atrativa ao público alvo que desejamos
transmitir o conteúdo.
PARA VER UM VÍDEO FERROMODELISTA CLIQUE AQUI
PARA TER ACESSO A ESSA PUBLICAÇÃO NO BRASIL ESCOLA CLIQUE AQUI .
Infornatus2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário