terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lei “Maria da Peia”

Infelizmente era assim que deveria se chamar a atual lei “Maria da Penha”, criada para proteger as mulheres que sofrem os mais variados tipos de agressões e covardias, de elementos covardes e sem escrúpulos, que não possuem caráter suficiente para reconhecer, o quanto à mulher é importante dentro de nossa sociedade civilizada. O termo utilizado no título “Peia”, em nossa cultura nordestina é usado para designar que algo está preso amarrado pelos pés, mas também é popularmente utilizado para nomear situações que envolvem agressões, espancamentos e covardias de uma forma geral, e diante dos fatos verídicos de agressões sofridas pelas mulheres, e da falta enérgica de atitudes das autoridades responsáveis pela integridade física delas, mesmo quando elas chegam a procurar ajuda perante as nossas autoridades, é que acho que assim que deveria se chamar essa lei, que ao que parece esta funcionando na forma inversa para o fim a que foi criada, ou seja, aquelas mulheres que procuram as autoridades e fazem diversos B.O. (Boletim de Ocorrência), acabam por terem suas vidas ceifadas de forma covarde.  
   
A atitude por parte das autoridades deve ser levada em consideração desde o primeiro B.O., mostrando para elas que a justiça existe, e que elas podem confiar nela. Chega a ser revoltante observarmos em nossa sociedade, a diversidade de casos em que as mulheres procuram a ajuda das autoridades por diversas vezes, e só é levada a sério depois que o pior acontece, geralmente com a morte delas. É bem verdade que algumas determinações existem dentro dessa lei, como por exemplo, a que determina que o agressor deva manter certa distância de suas vítimas; mas mesmo com esse tipo de determinação e sem o monitoramento das autoridades, o covarde agressor atinge o seu objetivo que é a pratica do homicídio. O que deveria ser evitado se as autoridades utilizassem uma forma preventiva mais eficaz. 

Estamos em ano eleitoral, devemos utilizar a maior arma que o cidadão e a cidadã de bem desse País tem para começar a mudar toda essa infeliz realidade que ora nos atormenta. É necessário que nós façamos uma análise crítica e sincera, daqueles que vamos escolher para nos representar diante do parlamento, enquanto que aqueles políticos de “carreira” que tiveram a chance de mudar e nada fizeram, devem receber a nossa resposta na urna. O povo Brasileiro merece ser bem representado para que vergonhas e covardias como essas, não continuem a acontecer sem que providências sejam tomadas de forma preventiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário