quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Uma dúvida: Meningite Viral é Contagiosa?

DR. ANA ESCOBAR
Meningite é uma doença conhecida e que assusta muitas pessoas, pois pode ser muito grave. Mas na verdade poucas pessoas sabem exatamente o que são e onde estão localizadas as meninges. Você sabe? As meninges são membranas que “envolvem” todo o sistema nervoso central. Desde o cérebro até a medula espinhal, que fica dentro da coluna vertebral. Como uma toalha cobrindo uma mesa. Além disso, há um liquido que fica dentro das meninges, irrigando o sistema nervoso central, que se chama liquor. Meningite é a inflamação destas membranas. Aí a pressão neste liquor aumenta muito. Por isso um dos principais sintomas da meningite é dor de cabeça.

É importante saber que há tipos diferentes de meningite. Isso porque muitos agentes infecciosos podem causar esta doença. Os mais comumente encontrados são os vírus e as bactérias. E ai há uma diferença. Bactérias em geral acometem as pessoas com mais intensidade e provocam sintomas mais exuberantes. São potencialmente mais perigosas. Já os vírus são responsáveis por quadros mais brandos, que normalmente evoluem muito bem, sem sequela nenhuma.

Os vírus que causam meningite em uma pessoa são contagiosos. Mas é interessante saber que quem “pegar” determinado vírus de alguém pode ter qualquer outra doença viral como uma gripe, por exemplo, e não necessariamente a meningite.

Lavar as mãos e arejar ambientes. Essa duplinha pode evitar muitas doenças!

Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=682278591796852&set=a.355874534437261.98577.313130298711685&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário