quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Civilização Hebraica


Imagem; acervoescolar.com
Originários da Mesopotâmia, os hebreus eram povos semitas que se estabeleceram em Canaã, uma fértil região junto ao Mar Mediterrâneo. Após uma grande seca em 1750 a.C, acabaram migrando para o Egito, onde conseguiram relativa prosperidade. Após viverem muito tempo de forma pacífica com os egípcios, acabaram sendo escravizados pelos mesmos, realidade que durou cerca de 400 anos. 

A libertação do povo só ocorreu em 120 a.C por meio do líder Moisés. A saída dos hebreus do Egito e a volta para Canaã é chamada de Êxodo. No entanto, havia um problema: a região já estava habitada por outros povos, como os filisteus e os cananeus; era preciso reconquistar várias terras. Para isso, escolheram diversos juízes, líderes que exerciam a função de chefes militares, políticos e religiosos. 

Em 1030 a.C. decidiram unificar toda a civilização sob o comando de uma só pessoa, optando pela monarquia. O primeiro rei hebreu foi Saul, que acabou cometendo um suicídio. Seu sucessor foi Davi, líder carismático, o qual promoveu o comércio na região e proclamou a cidade de Jerusalém  como capital do reino. Seu filho, Salomão, possuía uma enorme habilidade política. Foi por meio do mesmo que a civilização conheceu seu apogeu, com a realização de grandes obras. 

O período que vai desde o surgimento da civilização hebraica até o Êxodo é conhecido por Fase dos Patriarcas, a fase de disputa pela região da Palestina é denominada Fase dos Juízes e o período da Monarquia em diante é conhecido por Fase dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário