quarta-feira, 24 de abril de 2013

Guerra dos Cem Anos



A Guerra dos Cem Anos foi um longo período de guerras e disputas políticas  e econômicas entre as duas maiores potências europeias da época: Inglaterra e França. De fato, o conflito durou quase um século inteiro (1337 - 1453), sendo assim, um dos principais acontecimentos usados para a marcação da transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. 

A principal causa da guerra foi de ordem política. Após a morte do rei francês Carlos IV, em 1328, Eduardo III, o rei da Inglaterra, reivindicou o trono francês. Na verdade, Eduardo III era sobrinho de Carlos IV por parte de mãe. No entanto, os franceses alegaram que a sucessão não podia ocorrer a partir de um descendente de linhagem materna. Desta forma, proclamaram como rei Filipe de Valois, primo de Carlos IV. Após a fracassada tentativa de golpe, Eduardo III declarou guerra aos franceses. 

O outro fator que desencadeou a disputa foi de ordem econômica. A região de Flandres era bastante conhecida pela sua atividade mercantil, e embora pertencesse à França, mantinha profundas e lucrativas relações comerciais com a Inglaterra. Como a monarquia francesa pretendia proibir tais relações, Flandres passou a apoiar financeiramente a Inglaterra, o que foi um fator decisivo para as vitórias conquistadas pelos ingleses.
 
Inicialmente a Inglaterra foi vitoriosa na maior parte das disputas, como na Batalha de Crécy (1346) e em Poitiers (1356). Em certo momento, quase todo o território francês havia sido dominado pelos ingleses.
Tudo mudou quando a jovem camponesa Joana D’Arc, que se dizia predestinada a libertar a França, assumiu um pequeno exército de 5000 soldados e foi capaz de reconquistar Orleans. Embora a jovem tenha sido entregue aos ingleses e queimada na fogueira, após suas conquistas os franceses conseguiram inúmeras vitórias sobre a Inglaterra.
A guerra finalmente terminou em 1453, na batalha de Calais, na qual os ingleses foram expulsos do território francês. Em linhas gerais, podemos dizer que a principal consequência da Guerra dos Cem Anos foi a consolidação das monarquias de ambos os lados, abrindo um claro caminho para o absolutismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário