PROJETO - EU USO MATEMÁTICA? - para FEIRA DE CIÊNCIAS
PROJETO - EU USO MATEMÁTICA?
Prof. Emílio Carlos
Prof. Emílio Carlos
Projeto para Feira de Ciências
A – Estrutura
- Mesas com temas: Cartazes + Sucata para exposição
(podemos fazer também maquetes, de acordo com a disponibilidade da escola).
- Equipes explicando os trabalhos
- Peça teatral* explicando os temas
(*Texto teatral: EU USO MATEMÁTICA? – de Emílio Carlos)
B – Objetivo
Levar o aluno e o visitante a perceber a importância da matemática, seus elementos e conceitos no dia-a-dia, de forma prática.
C – Temas
1 – Pesos e Medidas
1.a – Metro (linear)
- Cartaz com a equivalência entre o metro e o centímetro
- Cartaz – comparação entre alturas (com ilustrações): uma criança, um
adulto, uma casa, uma roda gigante, uma torre de celular, um prédio
- Material Concreto – um cabo de vassoura com a escala do metro
- pedaços de madeira com 1 cm e 10 cm (cada
medida com uma cor diferente)
- Cartolina com escala até 2 metros fixada na
Parede para o visitante poder medir sua altura
e anotar num livro ao lado
1b – Relação metro x Km
- Cartolina mostrando a relação entre o metro e o quilômetro
- Cartolina - distâncias entre a cidade do aluno e outras cidades conhecidas (em Km e em metros)
- Cartolina + maquete – quer viajar? Veja o consumo de gasolina do seu
carro e a distância a ser percorrida = calcule a quantidade de
combustível necessária
1c – Quilo
- Cartaz – equivalência entre 1 quilo e uma grama
- Cartaz – ilustração comparando vários pesos: um gato, um cachorro médio, uma pessoa, um elefante, uma baleia
- Material Concreto – um pedaço de “queijo (isopor cortado com peso
dentro e pintado para parecer uma fatia grossa de mussarela) com 100
gramas + um saco de açúcar de 1 quilo
- Cartaz – mostra balanças pesando vários alimentos = o peso no dia-a-dia
- Cartaz – receitas de cozinha
- Material concreto – as quantidades usadas em algumas das receitas
- Material concreto – uma balança para o visitante se pesar e marcar seu peso no livro
1d – Litro
- Cartaz – comparar um litro e um mililitro
- Material Concreto – várias embalagens com a capacidade marcada (desde
copos de água, latinhas de refrigerante até embalagem Pet de dois
litros)
- Cartaz – o rendimento da tinta: cartaz comparando o rendimento de várias marcas de tinta x área pintada de parede
1e – Área (metro quadrado)
- Cartaz – explicando o conceito de metro quadrado e de área
- Cartaz – cálculo da área de um terreno
- Cartaz – planta da casa a ser construída + cálculo de área da casa
- Cartaz – cálculo da quantidade de piso necessária para o revestimento interno
- Material concreto – um metro quadrado (de papelão) para o visitante pegar e outro no chão para o visitante pisar
- Maquete com a casa do cartaz construída no terreno (murado)
2 – Fazendo compras – a relação dos pesos e medidas no seu orçamento
- Cartaz – comparando preços e pesos
- Material concreto na mesa embaixo do cartaz exemplificando
- Cartaz – quando o peso dita o preço: frios, carne, sorvete, doces, etc
- Mesa - Entendendo as embalagens: dados nutricionais dos
alimentos
- pesos, medidas e validade nas embalagens dos produtos
3 – O Seu Dinheiro
- Cartaz – Comparação de preço de eletrodomésticos à vista e à prazo + mostrar a diferença entre as formas de pagamento (juros)
- Cartaz – Os juros que os bancos cobram: cheque especial, cartão de
crédito, empréstimo pessoal. Fazer a comparação do capital emprestado x
juro pago em cada modalidade
- Cartaz – administrando o dinheiro = comparação entre uma pessoa que
faz uma compra sem comparar preços x outra que faz comparando preços
- Mesa – as duas compras (idênticas) e os preços muito diferentes que as
pessoas pagaram (colocar os preços em pedaços de cartolina para
facilitar a visualização)
4 – A informação é Matemática
- Cartazes – com recortes de jornais mostrando índices, pesquisas e
gráficos. Salientar que a TV também mostra gráficos e índices
(ex: eleições, comparações de vendas de empresas, popularidade de políticos, Ibope de novelas, etc)
5 – A saúde é Matemática
- Cartazes – Colesterol, ácido úrico, diabetes: suas medidas para o paciente controlar esses índices
- Cartaz – pressão arterial e seus efeitos (alta/baixa)
- Material Concreto – convidar uma enfermeira para medir a pressão arterial dos visitantes
- Cartaz – comparação dos batimentos cardíacos de uma pessoa em repouso, andando, praticando esportes
- Os números da saúde – o que e em qual quantidade se deve consumir por dia (água, leite, ferro, etc)
6 – As contas são Matemática
- Cartaz mostrando diversos tipos de contas
- Cartaz com desenho de uma conta de água ampliada explicando os
principais dados da conta (pode-se fazer isso também com a conta de luz e
de telefone)
- Cartaz com uma conta paga em dia x conta paga em atraso = mostrar o conceito de multa
7 – O mundo é Matemático
- Cartazes e maquetes com as principais estatísticas globais:
- quantidade de água doce x quantidade de água salgada
- tamanho da Terra x tamanho de outros planetas x tamanho do sol
- número de habitantes do planeta
- Mapa mundi – a distribuição da população pelos continentes
- os números do sistema solar (cartazes e maquetes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário