terça-feira, 8 de janeiro de 2013

História do Berimbau


O berimbau é um instrumento musical de corda bastante conhecido no Brasil  por ser um dos elementos centrais das rodas de capoeira, definindo os ritmos da dança. De fato, acredita-se que o mesmo tenha surgido em antigas tribos africanas, as quais o usavam em rituais fúnebres, e sido levado para o Brasil por meio dos escravos em 1538. Antes de ter o papel de fazer o acompanhamento musical da capoeira, o berimbau já era utilizado por vendedores de doces, geralmente escravos alforriados, para chamar a atenção da clientela.

Entretanto, se analisarmos o berimbau como um modelo de arco musical, temos que voltar em épocas muito mais antigas. Estima-se que este tenha sido um dos primeiros instrumentos que o homem usou para emitir sons, realidade comprovada por meio de pinturas encontradas em cavernas na região sudeste da França.
O arco musical provavelmente tenha surgido em algum momento entre quinze a vinte mil anos atrás. De fato, o mesmo esteve presente em festividades de egípcios, mesopotâmicos, persas, fenícios, entre outros povos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário