Pedagogia Liberal
Principais
características
- Justificação do sistema capitalista.
- Ênfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade.
- Forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
- Teoria não crítica (manutenção do "status quo").
Teorias
Não-críticas
- Manutenção do “status quo”.
Período
de Predominância
- 1549-1985
Tendências
Pedagógicas
A Pedagogia Liberal divide-se em quatro Tendências Pedagógicas.
- Tradicional
- Renovada Progressivista
- Renovada Não- Diretiva
- Tecnicista
Principais
características
- A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
- A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.
Teoria
Crítica
- Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
- Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Período
de Predominância
- 1960-1990
Tendências
Pedagógicas
A Pedagogia Progressista divide-se em três Tendências Pedagógicas.
- Libertária
- Libertadora
- Crítico social dos conteúdos
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