quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pré -História (Idade dos Metais)


A Idade  dos Metais é o último período da Pré-História. Tal fase compreende os dois últimos milênios antes do surgimento da escrita, em 3.500 a.C. A Idade dos Metais é majoritariamente caracterizada pela substituição das ferramentas de pedra por aquelas de metal. O primeiro metal utilizado foi o cobre; posteriormente, através da mistura do mesmo com o estanho, o homem obteve o bronze, utilizado para fazer armas mais poderosas. Finalmente, passou-se a utilizar o ferro em 1500 a.C. 

O uso dos metais representou um grande avanço para o homem daquela época. As novas e mais eficientes ferramentas permitiram o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. Com essa melhoria, o homem começou a se deparar com o excedente, isto é, a quantidade de alimentos que era produzida além da necessidade. Foi assim, em função da disputa por esses excedentes produtivos, que se iniciaram os primeiros conflitos entre os indivíduos. 

Aqueles que venciam tal disputa passaram a impor seu domínio para com os outros, nascendo assim, a figura da propriedade privada e da desigualdade social. Assim, a partir deste momento, também surgia a necessidade de um agente regulador das relações entre os homens: o Estado. 

O surgimento de conceitos, problemas e realidades presentes até nos dias de hoje é prova incontestável da importância deste período. Além disso, pode-se dizer que o uso dos metais alterou completamente a qualidade de vida do homem pré-histórico, ao ponto de influenciar tanto na expansão, como na extinção de civilizações inteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário