quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Quando Devo Usar Para Mim ou Para Eu nas Frases?

Afinal, qual é a forma correta, “para mim ou para eu”? Bom, o emprego de cada uma das expressões dependerá da situação de uso, pois ambas existem e estão corretas. Sendo assim, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto. Observe os exemplos:

Quando usar “para eu”:
Preciso de férias para eu descansar. (certo)
Preciso de férias para mim descansar. (errado)
Faltam quinze dias para eu viajar. (certo)
Faltam quinze dias para mim viajar. (errado)

Dica importante: “Para eu” deve ser utilizado sempre que o sujeito for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação.

Quando usar “para mim”:
Você pode comprar o ingresso para mim? (certo)
Você pode comprar o ingresso para eu? (errado)
Aquele convite é para mim, não para você. (certo)
Aquele convite é para eu, não para você. (errado)

Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.


 
INFORNATUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário