sábado, 19 de março de 2016

Município de Mamanguape - Paraíba

Mamanguape é um município do estado da Paraíba, no Brasil. É sede da Região Metropolitana do Vale do Mamanguape. Sua população em 2012 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 42 537 habitantes, distribuídos em 349 quilômetros quadrados de área.O nome do município é uma referência ao rio Mamanguape, que o banha. Existem duas hipóteses etimológicas para o topônimo "Mamanguape":
A antiga área de ocupação da cidade compreendia territórios hoje pertencentes a dez municípios: Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Capim, Cuité de Mamanguape e Mataraca, contando com praias como Barra de Mamanguape e Praia de Campina, hoje pertencentes a Rio Tinto. Chegou a ser a segunda cidade mais desenvolvida da Paraíba e, por isto, teve o privilégio de receber o imperador dom Pedro II.Mamanguape foi um das principais núcleos econômicos e populacionais da Paraíba no século XIX, superando, na época, as populações dos grandes centros urbanos da província. Sua economia dependia quase exclusivamente da indústria do açúcar. A decadência deste setor, causada tanto por fatores internos (como as secas) quanto por externos (como a concorrência com o açúcar caribenho), levou à estagnação econômica de Mamanguape no século XX.

Lhe atribuem o título de "Rainha do Vale", porque encontra-se no vale fértil do Rio Mamanguape, o que a torna uma grande produtora de commodities agrícolas. Graças ao acidente geográfico natural, o Rio Mamanguape, é um importante centro pesqueiro no interior do estado, exportando toda a sua produção excedente aos municípios vizinhos.O setor de comércio e serviços é diversificado, sendo o responsável pelo abastecimento de toda a região. A conexão de Mamanguape com a rodovia BR-101 permitiu que o município se tornasse um grande centro logístico no interior do estado.

O município tem grande acervo histórico e arquitetônico, herdado do período áureo da produção açucareira. Com destaque aos edifícios: Casa do Imperador, Presídio da província da Parahyba, Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, Igreja do Rosário e a Igreja de São Sebastião. Há também a antiga ponte férrea do rio Mamanguape, e pode-se fazer um percurso rural até o sítio Pindobal, passando pela Usina Monte Alegre.

Feriados

Centro Cultural Fênix
O antigo Mercado de Mamanguape foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa em 1874. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento. Seis anos depois, pelo então prefeito, o coronel José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato como prefeito, o major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa.
 
Em 6 de agosto de 1943, tem-se conhecimento da última restauração realizada no antigo Mercado, pelo prefeito José Fernandes de Lima. Em 2005, os comerciantes do mercado se mudaram para outro local conhecido como Mercado Novo, deixando o antigo prédio abandonado. Em 2006, na administração do então prefeito Fábio Fernandes Fonsêca, teve início a obra para transformar o antigo mercado em um centro cultural. Em 4 de julho de 2008, a restauração do prédio foi concluída, passando o antigo mercado a se denominar Centro Cultural Fênix. O Centro Cultural Fênix conta com um auditório multiuso (cinema, teatro e centro de convenções), brinquedoteca, sala de repouso (espaço para exposições e performances diversas), centro de inclusão digital, sala de música, espaço para oficinas temáticas (artesanatos, danças e artes plásticas) e praça de alimentação.O município é servido pela empresa de transporte Viação Rio Tinto Ltda., que faz a conexão intermunicipal.

A maioria da população é católica. Há uma igreja matriz e oito igrejas menores na cidade. O restante da população pertence às religiões protestantes. A cidade conta também com a presença Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, das Testemunhas de Jeová, várias Igrejas Batistas e de centros espíritas.

Além da rede pública municipal, o município também é servido pela rede pública estadual. Recentemente, o município ganhou o status de cidade universitária ao sediar um dos campi da Universidade Federal da Paraíba. Neste campus em Mamanguape, são ofertados vários cursos, entre eles: secretariado executivo bilíngue, hotelaria, ciências contábeis, matemática, ecologia, gastronomia, ciências da computação, design e pedagogia.Ao todo,o município tem cerca de 4 escolas públicas estaduais,1 escola técnica estadual,dezenas de escolas públicas municipais e cerca de 10 instituições de ensino particular.Além de 3 escolas de idiomas,franqueadas ao CCAA,Fisk e CNA.

 INFORNATUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário