segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Que é o Acauã ?

O acauã é uma ave falconiforme da família Falconidae.Conhecido também como macauá, acanã, cuã, cauã, uacanã e macaguá. No perímetro de Linhares (Espírito Santo)e o interior do RJ, alguns moradores chamam esta ave de gavião-cova-caiau, devido a seu chamado/apelo. Em algumas regiões é considerado uma ave de mau-agouro , pela esdrúxula interpretação de seu canto como “Deus-chamou” ,indicando que a morte estaria próxima de vir à quem o escuta . 

Seu canto dá origem ao seu nome “acauã” e é repetido seguidamente durante alguns segundos. No folclore amazonense, diz-se que os gritos do acauã prenunciam a chegada de forasteiros. Já na região do Espinhaço, em Minas Gerais, prenunciam a morte de um conhecido.


Seu nome científico significa: do (grego) herpeton = cobra, serpente, réptil; e _thëras = caçador; e do (latim) cachinnans, cahinnare = gargalhando, gargalhar, que gargalha. ⇒ Caçador de serpentes que gargalha.  

Alimenta-se de lagartos, morcegos e cobras, das quais tornou-se famoso exterminador, apesar de caçar principalmente espécies inofensivas, como a cobra-cipó. Também alimenta-se de parasitas de gado. Faz ninho em cavidades de árvores, aproveitando com menor freqüência o ninho de outros gaviões. Entre os índios esse pássaro é denominado como uira jeropari que significa demônio, e, na época da postura põe os ovos em lugares diversos, que, segundo a lenda, são chocados pelo diabo. 

Comum em bordas de florestas, capoeiras, florestas de galeria, campos com árvores e cerrados. Vive solitário, permanecendo pousado por longos períodos a média altura em árvores isoladas, que ofereçam boa visibilidade. Costuma cantar ao entardecer e ao amanhecer. É comum ver esta ave em galhos de árvore secas.  

Possui três subespécies:
  • Herpetotheres cachinnans cachinnans (Linnaeus, 1758) - ocorre desde a Nicarágua até a Colômbia, nas Guianas, no Peru e na região Central do Brasil;
  • Herpetotheres cachinnans queribundus (Bangs & T. E. Penard, 1919) - ocorre no Leste da Bolívia e Brasil até o Paragua e no Norte da Argentina;
  • Herpetotheres cachinnans chapmani (Bangs & T. E. Penard, 1918) - ocorre das planícies do Norte do México até Honduras.
     
     
    http://www.wikiaves.com.br/acaua
     
     INFORNATUS  

     
     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário