quinta-feira, 23 de julho de 2015

Grão-de-Bico Emagrece e é Poderoso Fortalecedor do Coração

O grão de bico é um alimento que tem ganhado espaço no cardápio de muitas pessoas, sobretudo daquelas que fazem dieta. No entanto, a leguminosa não traz apenas a possibilidade de emagrecer, como também é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares por causa da grande quantidade de fibras que possui. Segundo a nutróloga Dra. Marcella Garcez, 100 g do alimento pode oferecer até 20% de fibras solúveis e insolúveis.

Benefícios do grão de bico

Para quem não consome a quantidade ideal de leguminosas, o grão de bico substitui o feijão, pois ambos são muito parecidos em suas composições. Entretanto, a leguminosa possui benefícios próprios e uma fonte um pouco maior de triptofano e arginina, se comparada ao feijão. Portanto, o grão de bico possibilita a prevenção de diversos problemas de saúde, se aliado a uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Combate ao colesterol alto e diabetes

De acordo com a médica, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o grão de bico reduz a velocidade de absorção dos carboidratos e das gorduras ingeridas junto com ele. Portanto, é indicado para diabéticos e também reduz o risco de doenças cardiometabólicas, por causa das fibras: “A grande quantidade do nutriente faz com que gorduras e açúcares ingeridos junto com o grão de bico não sejam absorvidos. Eles devem ser eliminados pelo intestino, mas se forem absorvidos, isso vai acontecer mais lentamente”.

As leguminosas também são fontes de fitosterol, moléculas que possuem uma forma bem parecida com o colesterol. “Quando o grão de bico passa pelo intestino, esse composto ocupa os receptores de colesterol e uma boa parte do colesterol de outros alimentos não é absorvido”, detalha a médica.

Dessa forma, o colesterol de outros alimentos que está sendo ingerido junto com o grão de bico vai ser eliminado do organismo. Com a redução da absorção de gordura, reduz-se também o risco de ter colesterol alto.

Emagrece

Pouca gente sabe, mas é grande a quantidade de calorias do grão de bico: cada 100 g possui entre 300 e 350. No entanto, a médica ressalta que, como também tem muita fibra e proteína, a digestão dele é lenta, além de reduzir a velocidade dos açúcares, ajudar no bom funcionamento do intestino e dar muita saciedade.

“O grão de bico leva de duas a três horas para ser digerido, porque tem fibra e proteína. Mesmo trazendo muitas calorias, ele dá sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, ele tem efeito antioxidante e possui arginina, um aminoácido que melhora a imunidade”, relata a nutróloga.
Previne depressão e ansiedade

Segundo a especialista, o consumo frequente do grão de bico pode ser interessante para quem tem depressão por causa do triptofano, principal substrato para sintetizar a serotonina, substância que gera sensação de bem-estar.

“O grão de bico diminui a prevalência de problemas emocionais e também pode melhorá-los. Assim, você vai reduz a predisposição para doenças dessa natureza, como ansiedade e compulsão alimentar”, exemplifica Dra. Marcella.

Para gestantes

Por conter ácido fólico, o grão de bico deve ser ingerido pelas mulheres que desejam engravidar, mas antes de começar a gestação. “O ácido fólico é extremamente importante para fechar o tubo neural do feto, que ocorre entre os primeiros 20 e 25 dias de gestação. A mulher deve suplementar o ácido ou ter uma dieta rica em vegetais, cerca de seis meses antes de engravidar. É preciso ingerir não só o grão de bico, como folhas, frutas e legumes para ter um inicio de gravidez saudável”, recomenda a nutróloga.

A médica ainda ressalta a importância de se ingerir diariamente pelo menos uma leguminosa durante a gravidez, uma vez que também são fontes de ferro, nutriente necessário no final da gestação. Além disso, a fibra presente nesses alimentos previne a diabetes gestacional, o aumento de peso na gravidez e vai fazer com a que a mulher tenha saciedade.

As fibras também farão com que o intestino da gestante funcione bem. Durante a gravidez é comum que a mulher tenha problemas como azia e intestino preso.

Baixo teor de sódio

O grão de bico possui pouco sódio e grande quantidade de potássio, sendo ideal para quem tem hipertensão, desde que o alimento não seja temperado com muito sal. “O ideal é temperar a leguminosa com ervas, pimenta e outros temperos. Cada 100 g de grão de bico tem apenas 5 mg de sódio e 1100 mg de potássio”, explica a nutróloga.

Pelo baixo teor de sódio, o grão de bico aparece mais uma vez como um importante ingrediente no cardápio das gestantes. As grávidas têm muita retenção de líquido, e por ter pouco sódio o alimento impede esta condição, de acordo com a médica.

Uol 

 INFORNATUS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário