quarta-feira, 17 de junho de 2015

Município de Nova Floresta - Paraíba

Nova Floresta é um município brasileiro situado no estado da Paraíba, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental e na Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era em 10 533 habitantes. Área territorial de 59 km².

O município de Nova Floresta surgiu por volta de 1870 no sitio estrondo, município de Cuité-PB. Em 1927 chegou ao local o sr. Benedito Marinho da Costa que se estabeleceu com um pequeno comercio a partir dai o pequeno povoado tomou vulto. Já em 1930, o sr. Benedito Marinheiro transferiu parte dos seus negócios para Felinto Florentino de Azevedo, que adquiriu muitas terras na região. Em 1936, Felinto Florentino de Azevedo (23 de agosto de 1881 - 1962), que chegara a localidade em 1934, doou o terreno para a construção da Capela de São Severino Bispo e construiu inúmeras residências, facilitando as condições de crescimento. Após dois anos, realizava-se a primeira feira-livre do povoamento que ainda hoje se faz com grande movimento, foi num domingo de 1938. 

Com o passar dos tempos, o lugarejo foi crescendo e ganhando espaços culturais como o Nova Floresta Clube, o prédio público mais antigo da cidade, em 1951. No ano seguinte é inaugurada a Amplificadora Muirapiranga pelo jovem Menézio Dantas. Em consequência do crescimento urbano, populacional e cultural da então vila de Nova Floresta, em 29 de março de 1955 foi elevada a categoria de distrito pertencente a Cuité. Por volta de 1959, Nova Floresta já contava com um clube, uma escola pública, um serviço de radiodifusora,o cartório de registro civil e a economia girava em torno do pequeno comércio e da agricultura de subsistência e da cultura do sisal destacando-se a atuação da família Lima, principalmente de Irineu Ferreira de Lima e posteriormente Sebastião Clementino de Lima, fazendeiros que deram origem a plantação de agave na região elevando a cidade a de maior produtora da fibra no Brasil. Na política tinha Benedito Marinho da Costa como seu representante na câmara de Cuité fatores que contribuíram para sua elevação a município.

Por intermédio dos Senhores Felinto Florentino de Azevedo, Benedito Marinho da Costa e Francisco Estevão de Andrade, iniciaram-se as gestões para a emancipação política de Nova Floresta em 1959. O pedido foi atendido e em 30 de abril de 1959 ocorreu a elevação do Distrito a categoria de cidade através da Lei n° 2.077. 

Após a emancipação o então governador da Paraíba Pedro Gondim nomeia como chefe de um governo provisório, Felinto Florentino de Azevedo em 6 de maio de 1959. Apesar da emancipação ter ocorrido a 30 de abril a instalação oficial ocorreu somente em 6 de junho de 1959. Vale salientar que as festividades ocorrem nesta data devido à tradição popular. A ata de instalação foi lavrada por Severino Ramos de Oliveira. O Governo provisório não teve um vice-prefeito e não houve poder legislativo e os atos do governo de Felinto Florentino foram reconhecidos pela Câmara de vereadores do seu sucessor.

Enciclopédia Livre
 INFORNATUS







Nenhum comentário:

Postar um comentário