segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aprenda a Fazer um Ar Condicionado Caseiro Utilizando Garrafa Pet

Em épocas de calor intenso é uma prioridade ter uma alternativa para se refrescar. Pensando nisso, vamos te ensinar a melhorar o clima da sua casa de um jeito bem criativo e barato!Com uma pilha de 9 volts, um cooler para computador, gelo e uma garrafa pet de 3 litros, você pode dar forma a uma poderosa engenhoca que servirá para substituir os caros ar-condicionados. Confira o passo a passo:

Materiais necessários
  • 1 garrafa pet de 3 litros: ela deve estar nova, limpa e sem rachaduras ou dobras;
  • 1 cooler de 12 volts para computador: você pode encontrá-lo em lojas de material eletrônico e para computadores;
  • 1 bateria(pilha) de 9 volts: como não existe nenhum tipo de pilha de 12 volts, você pode usar uma de 9 volts, que servirá bem para fazer o cooler girar;
  • Gelo: prefira usar pedaços médios. Os muito pequenos além de derreterem mais rápido, escorregarão pela abertura da garrafa;
  • 1 rolo de fita adesiva: você não vai precisar de grande quantidade. Porém, prefira a fita isolante, que será utilizada para a parte elétrica;
  • 1 conector de bateria: você pode comprar junto com a bateria de 9 volts, que tem um formato de paralelepípedo.
Comece demarcando a garrafa pet

Nesta primeira etapa, você deve demarcar com uma caneta para CD o local em que o cooler vai se encaixar. A marca deve estar 4 dedos acima da parte inferior da garrafa. Segure o cooler de 12 volts sobre a garrafa pet, e contorne o objeto com a caneta, que irá formar um quadrado.

Faça cortes nos locais certos

Usando um estilete ou canivete, corte o espaço que demarcado pela caneta. Nele, será instalado o cooler. Após isso, siga para a ponta da garrafa. Ela precisa ser cortada até 1 cm abaixo do fim de sua curvatura. Se preferir, meça esta distância com uma régua para que não ultrapasse o limite. Corte toda a circunferência da parte de cima, mas não a descarte, você ainda vai precisar dela!

Instale o cooler

No corte quadrado feito na garrafa pet, você encaixará o cooler. Conforme for ajustando, perceberá que ele se encaixará no lugar perfeitamente, sem precisar de qualquer material para colar.

Instale a pilha

Agora é a vez de posicionar a pilha de 9 volts que alimentará a energia do cooler, fazendo o ar condicionado funcionar. Com uma fita adesiva mais resistente, como a isolante, posicione a pilha na parte exterior da garrafa, do lado oposto ao encaixe do cooler e coloque um pedaço de fita adesiva em cima, de modo que ela fique bem fixada na garrafa.

Conecte a bateria e o cooler

Há duas possibilidades: você pode interligar a bateria e o cooler por meio do conector de bateria de 9 volts – indicado por servir de interruptor – ou fazer a ligação direta dos dois fios conectores do cooler diretamente nos polos da bateria. O fio preto deve ser conectado ao polo negativo – que também é o fio preto – e o vermelho ao polo positivo – fio vermelho. Existe uma indicação na bateria para o negativo e o positivo.A conexão através do conector de bateria é bem simples também: basta entrelaçar os polos iguais. No final, reforce a junção dos fios com fita adesiva. Com isso a parte elétrica está pronta.

Como funciona a refrigeração

Lembra do bico da garrafa que foi cortado? Ele será encaixado invertido, como um funil, dentro da garrafa, porém faça isso com cuidado para que a garrafa pet não dobre.

Depois, você deve providenciar um dos elementos mais importantes para o funcionamento do seu ar condicionado: o gelo. Deposite os cubos no funil que o bico da garrafa formou. Está pronto!Seu funcionamento é semelhante ao de uma geladeira. A parte mais gelada fica na parte de cima, que resfria o ar e tende a descer. No caso deste ar condicionado, o ar é enviado para fora do cooler, resfriando automaticamente o ambiente em que está inserido e amenizando a temperatura.Conforme o gelo for derretendo, basta repor e eliminar a água acumulada no fundo da garrafa.Muito simples, não? Com um desses por perto, os dias próximos prometem ser mais frescos.



 
INFORNATUS
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário