Novas Tecnologias |
Diante das facilidades proporcionadas pelas novas
tecnologias que hoje nos cerca, principalmente dentro das escolas, que surgiu a
ideia que pode ser estimulante, e ao mesmo tempo desafiadora para os alunos do
6º Ano do ensino Fundamental, ela consiste em aprender determinados cálculos de
posse de qualquer equipamento moderno como celulares, ou tablet, que possuam os
aplicativos necessários, como os algoritmos das quatro operações matemáticas
fundamentais para fazer os cálculos desejados. Após recolher os dados propostos
pelo professor na feira livre, ou no comércio local, o aluno de posse de uma
das tecnologias citadas anteriormente, pode efetuar os cálculos previamente
proposto pelo professor, mesmo que os conteúdos usuais necessários não tenham
sido aplicados em sala de aula. Bastando para isso claro, uma prévia
demonstração do professor sobre como utilizar determinado equipamento e em que
tipo de situação.
Aprender a fazer cálculos de porcentagem, ou
calcular quanto pagar por determinado produto, sabendo-se o valor a pagar por
cada Kg e desejando-se pagar por uma determinada quantidade em gramas,
utilizando para esse fim a tecnologia que se encontra a disposição no momento,
é uma proposta que pode se tornar incentivadora para o aluno, já que no momento
ele deverá apenas aprender que sequencia de cálculos e valores ira digitar no
equipamento tecnológico a disposição, para encontrar as respostas procuradas. A
facilidade para encontrar as repostas procuradas ira habilita-los no uso de
novas tecnologias, o que nos dias atuais é bastante comum, podendo fazer surgir
a depender da empolgação adquirida, curiosidades referentes aos conteúdos que
deram origem aqueles cálculos produzidos pelos aplicativos tecnológicos
utilizados. Conteúdos esses que posteriormente serão explorados pelo professor
em sala de aula. Com relação à pesquisa na feira, o professor pode designar os
alunos a fazerem em equipe ou individualmente quando forem a determinado local
com os pais, ou responsáveis, às anotações necessárias para em período
posterior com o apoio do professor, responder as perguntas propostas.
De forma interativa e como sugestão, o professor
pode fazer uma aula de campo na busca pelos dados da pesquisa com os próprios
alunos, levando-os ao comercio local e orientando-os na feira quanto à pesquisa
as anotações e aos cálculos que deverão ser feitos. Além de contribuir para uma
aula diferenciada e incentivadora, o professor estará mostrando também na
prática e dentro da realidade dos mesmos, que a matemática existe em todas
as situações comerciais, e que a tecnologia veio para facilitar e
agilizar resultados necessários para a sobrevivência de todos, não substituindo
com isso a necessidade do aprender e da origem dos estudos que levaram
inclusive a produzir os equipamentos que ora estamos utilizando, para facilitar
as respostas aos nossos questionamentos. Enfim o professor principalmente de
matemática, possui esse rico laboratório ao ar livre para fazer uso do mesmo
quando achar necessário, e claro quando a educação e o empenho dos alunos forem
favoráveis na prática desse processo.
INFORNATUS
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