O governo federal lançou um programa educacional
a nível nacional, que se chama “Pacto Nacional Pela
Alfabetização na Idade certa”. Chega a ser alarmante a quantidade de
semianalfabetos que encontramos em nossas escolas. E olha que estou falando da
segunda fase do ensino fundamental, e pasmem esse tipo de problema hoje, chega
a atingir inclusive algumas séries do ensino médio da escola pública. É óbvio
que a língua de uma nação, é uma das suas principais armas na luta contra o
atraso, e a maior aliada do progresso de um povo. Essa iniciativa é com certeza
de grande importância para a nossa educação, tendo em vista a atual situação
que se encontra a falta de interesse de boa parte de nossos alunos.
Em matemática principalmente, a situação não é
muito diferente, ou seja, chega a ser ainda mais complicada, já que se trata de
uma ciência milenar de grande importância para o mundo nos dias atuais. O
progresso e a Ascenção, são palavras sinônimas dessa importante arte nos mais
variados setores de nossa sociedade. Claro que ao trabalhar a forma correta de
se expressar e de dominar a nossa língua, consequentemente a assimilação e o
aprendizado tornar-se-ão mais fáceis. Os benefícios serão incalculáveis tanto
para o aprendizado como também para a formação de opinião, pois a leitura
correta, e o hábil domínio da língua, abrirão de forma ampla vários horizontes
de conhecimentos.
Em minha humilde opinião, acho que deveríamos
colocar em prática também o que eu chamo de: “PACTO
NACIONAL PELA CONSCIÊNCIA MATEMÁTICA NA IDADE CERTA”. Isso seria nada
mais, nada menos que, solicitar dos professores do ensino fundamental nível um,
que trabalhem de forma mais ampla os quatro principais algoritmos da
matemática, ou seja, as quatro operações conhecidas como: Adição, Subtração,
Multiplicação e Divisão. Os poderes executivos e legislativos ficariam
incumbidos de legislar, e executar investimentos direcionados a capacitação, e
treinamentos desses profissionais, capacitando-os e remunerando-os de forma
correta para exercerem bem esse trabalho.
Outro ponto de fundamental importância é a
conscientização dos pais e, ou responsáveis, dos seus deveres quanto ao
incentivo e vigilância para com a escola e seus dependentes. Em toda escola
torna-se necessária à presença de um psicólogo, esse profissional deve
acompanhar de forma ampla os procedimentos e regras da instituição, analisando
de forma específica os comportamentos diversos dos alunos que não consigam
acompanhar as normas e regras da mesma. Devendo inclusive dependendo do caso,
visitar os familiares dos alunos, procurando de forma conjunta identificar e
solucionar juntos, esse problema que impede o mesmo de obter êxito na escola.
Esses procedimentos podem ser trabalhados pelo psicólogo tanto no fundamental
um, como no fundamental dois, e em alguns casos até no ensino médio também
claro.
Quero parabenizar essa iniciativa positiva do
governo federal. E na condição de profissional da área de exatas, deixo aqui
também a minha humilde opinião, como profissional que se encontra em plena
atividade dentro da escola pública.
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