domingo, 26 de janeiro de 2014

Respiração - Por Wilson Francisco


A respiração é fundamental para a qualidade comportamental e orgânica.

Através da respiração correta e consciente você pode:

- Conectar-se com a essência da Vida;
- Resgatar a consciência de que você é o ser inteligente criado por Deus, mergulhado no hálito do Criador;
- Mergulhar na sua inocência infantil, restaurando e corrigindo eventos passados;
- Dar melhor qualidade à oxigenação do seu cérebro, possibilitando a prevenção das doenças de Parkinson, Alzheimer, Síndrome do Pânico e pode evitar a depressão bem como retardar o envelhecimento;
- Alterar e melhorar a anatomia da boca e da face, favorecendo a expressão visual.

Com uma boa respiração você pode administrar situações de insegurança, medo, raiva e também as emoções tanto em você como daquele que conversa com você. Faça uma experiência. Antes de falar com uma pessoa, exercite a respiração por alguns segundos e você verá o resultado. A respiração deve ser realizada através do nariz, cuja função entre tantas outras é a de inspirar e soltar o ar. Realizada pela boca, a respiração perde em qualidade. Observe o seguinte. No nariz, temos os pelos para filtragem, as secreções internas para umidificar e os vasos sangüíneos que permitem o aquecimento do ar. Portanto, o ar que é inspirado através das narinas vai para o pulmão em condições mais adequadas. Relacionamos abaixo mais algumas qualidades que você conquista através da respiração:

- desobstrução dos canais de percepção do corpo humano;
- relaxa o organismo e dá mais flexibilidade / elasticidade à musculatura;
- consciência corporal, imprescindível para que se tenha controle sobre seus órgãos / seu corpo, este instrumento sagrado que você, Espírito, esculpiu, administra e dirige.

A pessoa que respira mal ou só pela boca pode ter:

- olhar apagado
- gengiva vermelha e inchada
- boca ressecada
- musculatura da face mais flácida. 

A má respiração torna as pessoas mais vulneráveis às doenças respiratórias entre elas às alergias, faringites e problemas dentários e nas gengivas. A pessoa dorme mal e tem prejudicado a alimentação, porque perde o paladar.Se você quiser, além de realizar a respiração nasal, complete com o exercíciode fazê-la abdominal, quer dizer, ao invés de puxar o ar para o tóraxtransportá-lo para o abdômen, será muito melhor, pois o movimento deentrada e saída do ar no abdômen faz movimentar o diafragma. O diafragmaestá conectado com os órgãos do corpo. Então, em cada ato da inspiração erespiração você estará massageando seus órgãos. E todos sabemos o quanto é importante a massagem para o corpo.Alexander Lowen informa que "a respiração guarda o segredo da vida".Na verdade, o homem se alimenta muito mais pela respiração do que através do alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano está na respiração e completam que na atualidade a criatura humana só inspira 30% do ar que deveria atrair para seus órgãos.É importante salientar que a partir do momento em que, através da respiraçãoo ser/essência assume o controle e administra a sobrevivência do seu corpofísico, estará transitando para um novo estágio, permitindo que o seu corpo espiritual se expanda. Com a expansão do corpo espiritual ou energético ou ainda bioplasmático, o ser/essência terá uma habitabilidade terrena superior,ampliando expressões e percepções.

O Universo disponibiliza para a sobrevivência do ser a energia vital, oriunda dos vegetais, dos animais e da própria essencial espiritual do Planeta Azul, a Terra. Absorver essa energia é fundamental para a o corpo e para o ser/essência que habita esta vestimenta.Se você, ao realizar a respiração também se conectar com sua própria espiritualidade, entrará em sintonia com o Universo atraindo com mais intensidade para o seu corpo a energia vital.Esta energia vital permitirá uma maior expansão do seu corpo espiritual o que qualificará seus pensamentos, sentimentos e força de viver. Dentre os vários fatores que impedem uma boa respiração está o trauma de nascimento. Experiências médicas mostram que o corte do cordão umbilical realizado em tempo errado (o ideal é 40 minutos a 4 horas após o parto), provoca um choque que traumatiza a criança. Ela estava respirando pela placenta, sem esforço e assimilando oxigênio com qualidade ideal. Realizado o corte antes do tempo, a quantidade, qualidade e pressão do ar faz com que a criança sinta queimar todo seu aparelho respiratório, o que instala medo e bloqueios. Este fato envolve praticamente toda a humanidade. Diante disso, quando você decide alterar sua respiração, poderão surgir bloqueios, impedimentos. Não desista.

Faça o exercício respiratório regularmente em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns segundos. E não precisa inspirar com força. Faça tudo com leveza e naturalidade.Para auxiliar, indicamos dois exercícios. O primeiro para a vida diária. Faça-o em qualquer lugar e a qualquer hora.
 
RESPIRAÇÃO I

Objetivo: pensamentos confusos e mente agitada.

Respire e Inspire várias vezes Com o dedo médio tape a narina direitaInspire lenta e profundamente pela narina esquerda Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fecha daTape agora com o dedo médio a narina esquerda Inspire lenta e profundamente pela narina direita Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada Repita o exercício várias vezes Finalize o exercício com a inspiração pela narina direita Tenha um pensamento de gratidão e compaixão.O segundo exercício favorece o repouso noturno
 
RESPIRAÇÃO II

Objetivo: oxigenar o cérebro e auxiliar no sono. Deite-se Flexione os joelhos de maneira que as plantas dos pés fiquem apoiadas no piso Esvazie os pulmões, expirando várias vezes Inspire pelas narinas levando todo o ar para o abdômen Traga todo ar do abdômen para cima, mentalizando que o ar, a energia, está limpando e massageando todos os órgãos até chegar na cabeça Evite a pressa, faça esse trânsito da energia com tranqüilidade Quando você sentir que o ar está na cabeça coloque a língua no céu da boca, facilitando o trânsito para o cérebro Fique em silêncio Inspire e Respire calmamente várias vezes Tenha pensamentos de gratidão e compaixão. Eu costumo sempre recomendar à gratidão e à compaixão, porque é importante que sejamos sempre gratos à vida, aos pais, ao Universo e a compaixão é o sentimento de doação total, sem expectativa de resultados; de auxilio sem julgamentos. São dois sentimentos nobres e com poder extraordinário de transformação.

Lembre-se: com a respiração você pode transitar da corporalidade para a espiritualidade, saneando seus caminhos e alavancando recursos preciosos para ter paz, saúde e prosperidade. História sobre Medicina Chinesa ou Oriental Surgiu na China há mais de 5.000 anos. Além do corpo físico, os acupunturistas consideram a existência do Ki (energia), que circula através de canais invisíveis chamados de meridianos, que formam uma rede interligando os pontos de acupuntura, os órgãos, os tecidos e todas as células. As doenças são disfunções energéticas em que o Ki (energia) não circulam fluentemente pelos meridianos, surgindo então áreas congestionadas e outras, deficientes. Os pontos são conhecidos em japonês como tsubos. Na saúde, prevalece um estado de equilíbrio e o Ki flui uniformemente pelos meridianos, como o combustível de um oleoduto, abastecendo e mantendo todas as partes do corpo. Consequentemente, quando o corpo se debilita por levar uma vida desordenada, por stress ou um acidente, o Ki deixa de circular com fluidez, faltando algumas zonas e sobrando em outras, e aí vem o estado de enfermidade. Estes fenômenos também ocorrem após um choque emocional como a perda de ente querido, desemprego, problemas e financeiros, alterações climáticas entre outras. 

Os pontos (Tsubos) podem ser ativados através de estímulos físicos, tais como: dedo, esfera, calor, eletricidade, magnetos, cor, laser, fitas, mas a agulha ainda é o instrumento mais conhecido, simples e prático, quase indolor, visto que a agulhas de acupuntura são muito finas e a introdução na pele é feita com técnicas especiais, permanecendo no corpo durante 10 a 20 minutos. Essas tecnicas é comprovadamente eficaz no combate de diversas doenças como: dor de cabeça, enxaqueca, dor de coluna, ciática, tendinite, bursite, LER, sinusite, artrite, bronquite, cólica menstrual, esgotamento físico e mental, depressão e estresse. Em geral, o tratamento tem a duração de 2 a 5 sessões. O intervalo entre as sessões depende da intensidade dos sintomas; nos problemas crônicos,as sessões costumam de ser de 5 dias ou semanais. Os resultados podem aparecer desde a primeira sessão ou ir aparecendo progressivamente.

 Em poucos casos pode haver um pequeno agravamento (Reação) inicial dos sintomas, seguido de uma melhora significativa, o que não deve alarmar o paciente. Essas técnicas de terapias há também caráter preventivo, pois a circulação das correntes energéticas (Ki) pelo corpo impede o aparecimento das doenças. É importante as pessoas sem doenças passarem por sessões de terapias periodicamente, para corrigir a ansiedade e tensões musculares ou preparar o corpo para enfrentar o estresse. Exercício prático de equilíbrio das energias


Procure um local tranquilo, sente-se numa poutrona confortável, feche os olhos e visualize uma bonita cachoeira. Concentre-se e sinta as aguas caírem sobre você. A cachoeira mental limpa e energiza seu campo luminoso, que lhe trará muitos benefícios. Faça durante 10 minutos, diariamente.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário