segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

História do Boca Juniors

 
FUNDAÇÃO

» O Boca Juniors foi fundado no dia 03 de abril de 1905, quando cinco jovens moradores do bairro da Boca (Esteban Baglietto, Alfredo Scarpatti, Santiago Sana e os irmãos Juan e Teodoro Farenga) se reuniram no Plaza Solis com o propósito de fundar um clube.

» Sem nunca imaginar, este grupo de imigrantes italianos escreveram os primeiros parágrafos da rica história do clube mais popular da Argentina.

» O nome escolhido foi o do bairro, acrescentando a palavra "Juniors", termo inglês, que dava à denominação Boca, um prestígio a mais, por ser o bairro um reduto "difícil".

» Durante os primeiros anos de vida, o Boca Juniors usou diferentes modelos de camisas, que foram variando permanentemente até se chegar a clássica azul e amarela que todos conhecem.

» A primeira foi de cor celeste, logo depois se utilizou uma de cor preta e branca com listras verticais. Em 1907 foi decidido adotar as cores azul e amarela, tirados da bandeira de um navio sueco, que estava "estacionado" nas águas no cais do porto de Buenos Aires.

» Em mais de cem anos de história, vestiram a camisa azul e ouro, um grande número de jogadores que se transformaram em idolos, tais como: Francisco Varallo, Mario Boyé, Angel Clemente Rojas, Hugo Gatti, Diego Maradona, Gabriel Batistuta, Carlitos Tevez (ex-Corinthians) e tantos outros.

» Dentre os brasileiros, Paulo Valentim ex-ídolo do Botafogo/RJ, jogou por cinco anos no clube. Ele se tornou o maior artilheiro nos clássicos contra o maior rival do Boca - o River Plate. Além de Paulo Valentim, os brasileiros que mais fizeram sucesso no clube foram: Almir Penambuquinho (ex-Corinthians), Del Vecchio (ex-Santos) e Domingos da Guia (ex-Vasco da Gama).

» Maradona foi o maior idolo da história do clube. Chegou em 1981, vindo do Argentinos Juniors, com 19 anos por empréstimo - 4 milhões de dólares e mais seis jogadores foi quanto custou - Meses depois foi vendido ao FC Barcelona da Espanha. O Boca Juniors é seu clube de coração e, foi lá que encerrou a carreira.
Boca Juniors Club Atlético Boca Juniors
Fundado em 03 de abril de 1905
Endereço: Rua Brandsen, 805 - Capital Federal
Buenos Aires - Argentina
Estádio Alberto J. Armando (La Bombonera)
Site oficial: www.bocajuniors.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário