segunda-feira, 24 de junho de 2013

História do Saxofone


Diferentemente do que ocorreu no caso da maioria dos instrumentos musicais que conhecemos hoje em dia, o saxofone não foi simplesmente um fruto da evolução de outro instrumento mais antigo. Pelo contrário, o mesmo foi totalmente criado em 1840. 

O criador do saxofone foi o belga Adolph Sax, um criativo inventor de instrumentos. Sax estudou na Royal School of Singing, em Bruxelas, onde teve sua formação musical. O belga trabalhava junto com seu pai, Charles, o qual ganhava a vida fabricando instrumentos musicais.

Contudo, Sax focava seu trabalho na criação de novos instrumentos. Seus estudos de flauta e clarinete lhe permitiram fazer um significativo aperfeiçoamento do clarinete-baixo, em 1834. Acredita-se que foi a partir daí que o belga teve a ideia do saxofone: adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete. O saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na "Paris Industrial Exibicion", em Paris, o que chamou a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade. O instrumento foi patenteado em 1846. Até hoje, o mesmo permanece muito semelhante ao modelo criado originalmente por Adolph Sax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário