sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Significado de Fascismo



Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".


Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini em 23 de Março de 1919 e constituído no princípio por unidades de combate (fasci di combattimento).

O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde então o termo "fascista" é utilizado para referir um sistema político caracterizado por tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, defendendo a exclusiva autossuficiência do estado, das suas razões, superior à moral e ao direito, utilizando frequentemente pressões social-revolucionárias. Apesar disso, ao atingir o poder, o fascismo deixou intacta a ordem social estabelecida, ainda que impondo regras disciplinares unificadas.

O fascismo é distinguido das ditaduras militares por dispor de uma base de poder assente em organizações de massas e com uma autoridade única. Os seus membros provêm, na maior parte, da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, dos quadros médios, em suma, dos ameaçados pelos poderosos blocos do grande capital e do sindicalismo comunista.

Uma vez no poder, o fascismo aceita a presença do grande capital e proíbe as organizações operárias que defendem, como regra, a luta de classes (sindicatos, partidos políticos) e se afirma de forma disciplinadora. O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.

O termo fascismo passou a ser usado para englobar tanto os regimes diretamente ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados, como os sistemas de autoridade que atribuíam ao estado funções acima daquelas que as democracias lhe entregavam. É o caso das referências ao "fascismo" espanhol, brasileiro, turco, português, entre outros. Com a queda dos principais estados fascistas em 1945, e com a divulgação das atrocidades cometidas, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações. Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas (neofascismo).
 
Fascismo na Itália

O fascismo teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista. Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália (e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha) à formação de grupos fascistas. Na Itália, Mussolini, antigo socialista e militar, ocupou o poder depois da "marcha sobre Roma" no dia 28 de Outubro de 1922. A câmara outorgou plenos poderes ao duce e os fascistas ocuparam, pouco a pouco, os postos chave do estado. O deputado socialista Matteoti denunciou a corrupção e violência fascistas, tendo sido assassinado pouco depois. A oposição abandonou o parlamento e Mussolini aproveitou a crise para estabelecer, em Janeiro de 1925, um estado totalitário, que proibiu os partidos políticos e os sindicatos não fascistas.
 
Através do Pacto de Aço (25 de Maio de 1939), o duce se aliou à Alemanha nacional-socialista, levando a Itália a intervir na II Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário